Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Tufão varre província chinesa deixando rastro de mortos e feridos

Subiu para 28 mortos, na manhã desta segunda-feira, o número de vítimas do tufão Usagi na provícia de chinesa de Guangdong, segundo o canal chinês de televisão CCTV, em seu site. Acompanhado por ventos violentos e chuvas torrenciais, o fenômeno mais potente do ano na região chegou no início da noite no litoral chinês, à altura da cidade de Shanwei, causando inicialmente 20 mortos e um número não determinado de feridos, informou a fonte, que não proporcionou mais detalhes.

O tufão Usagi, que já havia chegado a Taiwan no sábado, atingiu o sul da China continental no domingo, atingindo a província de Guangdong, próxima a Hong Kong, com previsões informando sobre a possibilidade de enchentes durante a maré alta. Os voos de Hong Kong foram cancelados, os serviços de balsa, interrompidos, e o governo alertou aos cidadãos para que ficassem em casa. Às 9 horas da noite deste domingo, no horário local, o Observatório de Hong Kong informou que o tufão estava a 130 km de Hong Kong e se movia a 22 km por hora.

O mesmo observatório aumentou o sinal de alerta do tufão para 8 no lugar do nível 3 que havia sido divulgado anteriormente. O sinal 8 significa que vendavais ou tempestades com ventos fortes são esperados, com velocidade variando entre 63 km por hora e 117 km por hora. O sinal se manteve em nível 8 na manhã desta segunda-feira e a maioria das escolas e negócios locais permaneciam fechados, o que inclui a bolsa de valores de Hong Kong.

Todos os trens de alta velocidade de Guangzhou, a capital da província de Guangdong, foram cancelados, assim como centenas de voos nos aeroportos de Guangzhou, Shenzhen e Hong Kong. Mais de 47 mil barcos de pesca tiveram que permanecer atracados nos portos. Escolas foram fechadas em 14 cidades na região, anualmente atingida por tufões. Segundo o Centro Nacional de Meteorologia, citado pela CCTV, o tufão Usagi vai enfraquecer conforme for avançando pelo interior do país.