Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Mulher morre atingida por raio enquanto tentava salvar ovelhas


Uma mulher de 45 anos morreu no fim da tarde de quarta-feira (2) após ser atingida por um raio, em Buritis (RO), a 300 quilômetros de Porto Velho. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher, que morava em uma chácara, foi recolher uma ovelha com dois filhotes, em virtude de um temporal que começava, quando recebeu a descarga elétrica. A vítima sofreu queimaduras, principalmente, na região da cabeça e pescoço. Os animais também morreram.
O comandante do Corpo de Bombeiros do município, Annelsandre Rodrigues da Costa, conta que na tarde desta quarta-feira não choveu muito, no entanto, vários raios atingiram a região. Ao sair de casa para levar os animais para um lugar seguro, a mulher ficou em um campo aberto, momento em que foi atingida. Quando os bombeiros chegaram à chácara, a mulher já não apresentava sinais vitais.

A descarga elétrica também abriu uma vala de cerca de 10 centímetros no chão. De acordo com Costa, em três anos de funcionamento do Corpo de Bombeiros na cidade, este foi o primeiro caso de morte causada por raio no município. Costa explica que o recomendado é que as pessoas não saiam de casa durante temporais, mas, caso seja necessário, é preciso tomar alguns cuidados, como ficar longe de árvores, antenas e cercas.

Além disso, o tenente recomenda que durante um temporal, em campo aberto, as pessoas devem ficar de cócoras e com os pés unidos. “Ao cair um raio, ele se dissipa no chão, formando ondas de eletricidade. Caso a pessoa esteja com os pés separados, ela corre mais riscos de receber uma descarga elétrica, que irá entrar por um pé e sair pelo outro”, adverte.